O Tesoureiro compartilha com o Venerável Mestre e a maioria dos Guardas Externos a distinção de ser eleito anualmente pelos membros da Loja historicamente, ele tem sido um homem de reconhecida integridade ao qual pode-se confiar quanto a sua capacidade de manter os fundos da Loja a salvo e disponíveis para quando forem requisitados. A tarefa de mater os registros financeiros da Loja geralmente recaem sobre o Secretário. Mais recentemente, no entanto, a natureza desse ofício mudou, e os Tesoureiros agora tendem a ser eleitos mais por causa da sua capacidade contábil.
Na ELoI, o ofício de Tesoureiro e mantido por um Irmão de distinção reconhecida na irmandade como um todo. Os nomes de vários “Grand Directors of Ceremonies” e também de vários “Provincial Grand Masters” são encontrados nos registros daqueles que serviram nesse ofício. O ofícial dessa instância em particular é semelhante ao de Presidente ou Patrono, sendo virtualmente sem representação no ritual, mas paradoxalmente aquele que corresponde mais próximo do conceito original operativo do que qualquer oficial em uma Loja regular.
O Tesoureiro não tem qualquer dever de natureza ritual a realizar. Seu ofício, no entanto, é indubitavelmente de grande importância e portanto merece um capítulo só para si.